Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

Caro catequista, Deus conta com você


 

 “Os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas” (Dn 12, 3).

 Caro catequista, Deus conta com você


Estamos celebrando o mês vocacional, somos convidados a refletir e rezar nossa vocação que nasce do/no batismo e nos põe a caminho de Cristo. Vocação essa que se revela na comunidade de formas distintas e nós a assumimos como catequistas, como educadores da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. É em nome de Cristo que falamos é na comunidade que testemunhamos nossa adesão a Ele e a sua proposta de vida nova para todos.

Assumimos um ministério diante da Igreja, o compromisso de “ser sal e luz”(Mt 5, 13-17), no meio desta realidade diversificada, sincrética, desafiadora. É aí que somos convocados a ser sinal do amor e da misericórdia de Deus pai/mãe que ama cada de maneira peculiar, a ponto de dizer “Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão” (Is 49,16). Nós como catequistas temos a missão de chegar até o coração de cada catequizando, independente da idade. Ajudá-lo a dar passos rumo à maturidade em Cristo, pois Ele conta com cada um de nós.

Este ano temos várias motivações para celebrar o dia do catequista; sua dedicação e autenticidade na vida da Igreja. Celebramos o Ano da Fé, os 30 anos da Catequese Renovada, 50 anos do Concílio Vaticano II, um grande marco em nossa Igreja. É com a fé renovada, com o coração aberto, com uma Igreja aggiornada que caminhamos vivendo e anunciando o Cristo e seu Reino. Estamos ainda em tempo de espera, esperamos a chegada oficial e o lançamento do Diretório Diocesano de Catequese, que nos direcionará rumo a uma catequese diocesana mais organizada, criando comunhão no trabalho. São motivos que nos alegram nos enchem de expectativa, de entusiasmo, de vibração, pois fazemos parte deste processo.

Caros catequistas, a diocese de Caratinga louva e agradece ao Criador pela vida de cada um de vocês, pela dedicação, pelo amor, pela perseverança e fidelidade a Cristo e sua Palavra. Sejamos fortes, corajosos, alegres no anúncio da fé, muitos esperam de nós, muitos confiam em nós. “Somos uma gota no oceano, mas se essa gota faltasse o oceano seria menor”, por tanto façamos a diferença, porque Cristo habita em nossos corações, e digamos com o apóstolo Paulo, “já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Amados catequistas, que este dia seja de revigoramento na missão para todos nós.

Parabéns e muitas bênçãos de nosso Deus.

Caratinga, 14 de agosto de 2013




Ir Luciana Márcia da Silva, MNSG
Coordenadora dioce

Nenhum comentário: