Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“Uma jovem senhora de 200 anos”

por Pe. Fabrício

Duzentos anos de Entre Folhas
O corrente ano tem um significado para todos nós entrefolhenses. No Brasil temos muitas cidades, mas são poucas que podem se orgulhar de ter 200 anos. Sem nos atermos as minúcias históricas, embora as mesmas sejam importantes. Celebraremos alegres este grandioso jubileu.
Nossa fundação se enquadra nas entradas do governo colonial aos chamados “Sertões do Leste”.  Matas, índios botocudos, alguns soldados e um bando de degradados. É assim que começa! O que pode parecer algo historicamente improvável ou de menor relevância, ao olharmos o Leste de hoje, o entenderemos na sua magnitude o que começou nos meados setecentistas nas “Minas Gerais”.
Entre Folhas é uma “jovem senhora de 200 anos”. Atingiu a maioridade política, fez 18 anos, tem quase 19. Mas já conta 200! O mais importante é juntarmos os fatos, as lendas, as histórias, a nossa vida hoje e celebrarmos.
Gratidão aos heróis do passado, formar os do futuro, nos tornarmos os do presente!!! Não nos exaltaremos mais do que o necessário, o celebrativo, o real e o verdadeiro. Mas estamos cheios de orgulho dos nossos primeiros, dos degredados, do Sargento Reis, dos soldados, das famílias que vieram “de fora”, daqueles que a terra já guarda seus despojos e nem sabemos seus nomes e suas epopéias.
Gratidão por todos entrefolhenses, pelos que só passaram, pelos que vieram, pelos que ficaram, pelos que morreram, pelos que estão…
Parabéns Arraial da Cobra de Entre as Folhas…
Parabéns a todos nós…
Parabéns Histórica, Gloriosa e Bicentenária ENTRE FOLHAS…!!!
  

*Reproduzo texto de Pe. Fabricio publicado no blog  de Edson Rogerio (Entre Folhas Começa Aqui: http://www.edsonrogerio.com.br)

Nenhum comentário: