Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Formação de Catequistas Iniciantes


Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Pastoral Bíblico – Catequética
Curso de Formação Inicial para Catequistas
______________________________________________________

Este curso visa aprofundar e ampliar a visão catequética. Em síntese pode-se dizer que o curso aprofunda os aspectos básicos da catequese, a teoria e a prática da educação da fé no contexto atual, além de refletir sobre o ser humano, a partir da sua vida em comunidade e da psicologia da fé de acordo com as idades, além de oferecer uma formação sobre a Palavra de Deus e a Liturgia.
O fruto desta formação é levar o catequizando a celebrar a vida e a fé em comunidade. A catequese proporciona um Encontro com Jesus Cristo, modelo de catequista e de pedagogia catequética.
A preocupação da Coordenação Paroquial de Catequese é proporcionar uma formação inicial, que traga e faça sentido para a vida e melhore o processo de iniciação cristã de adultos, jovens e crianças em nossas comunidades.

Programa do Curso de Formação Inicial de Catequistas
DATA
TEMAS
RESPONSÁVEL

1º Encontro

13-02-2011
Abertura e apresentação do Projeto do Curso
Coordenação
13-02-2011
 O que é a Catequese? e quem é o Catequista?
Pe. Fabricio Almeida de Moura

2º Encontro

27-02-2011
Gênesis de 1-11
Pe. Fabricio Almeida de Moura
27-02-2011
 Preparando um Encontro de Catequese
Samuel Garcia de Morais

3º Encontro

03-04-2011
 História da Catequese na Igreja
Pe. Fabricio Almeida de Moura 
03-04-2011
Psicologia das Idades
A definir

4º Encontro

A definir
 Didática Catequética
A definir
A definir
 O uso da Bíblia na Catequese 
A definir

5º Encontro

A definir
  Metodologia Catequetica
A definir
A definir
Jesus Cristo na Catequese
A definir

6º Encontro

A definir
 Introdução a Leitura da Bíblia
A definir
A definir
 Introdução aos Sacramentos
A definir

7º Encontro

A definir
 O Belo o Lúdico e O Místico na Catequese
A definir
A definir
Encerramento



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POR CAUSA DO REINO DE DEUS...
A SEVIÇO DA MISERICÓRDIA...

Hoje com alegria, nossa Igreja Diocesana de Caratinga recebeu a notícia da nomeação pelo Papa Bento XVI, de seu novo pastor. Temos um novo bispo!
O SEU NOME É EMANUEL!!!
Será o sexto a ocupar a nossa cátedra episcopal.
Momento de alegrias e de expectativas. Momento de gratidão a Deus, que por graça e misericórdia, pela ação do Espírito continua dinamizando o seu reino ente nós.
            Gratidão a Dom Hélio que esteve à frente de nossa diocese por estes 32 anos de ministério episcopal. Foram muitas lutas e muitas vitórias. Muito trabalho! A maioria de nós, padres da diocese, foi ordenada por ele. Todas as paróquias têm padre.
Muito obrigado! Deus lhe recompense a doação.
Gratidão a Dom Emanuel. Penso no seu coração de pastor, talvez partido, doído e doado, dividido. Não sem pesar, deixa sua amada Guanhães. Mas aqui nós já o amamos, o acolhemos e o esperamos.
Aprendemos a fazer tudo “Por causa do Reino de Deus”, queremos estar “A Serviço da Misericórdia.”
Em nossa história, é o segundo a ser transferido. Dom José Maria Parreira Lara veio de Santos pra Caratinga. È o quinto bispo do clero secular. Dom João Batista Cavati era lazarista. È vizinho. Dom Hélio veio de Mariana. Dom Emanuel é Valadares.
Seja bem vindo...
Nosso Pai... Nosso Bispo... Nosso Pastor... Nosso professor... Nosso amigo... Nosso Dom..

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Entre Folhas
Pe. Fabrício Moura.

Minha querida e já amada porção do Povo de Deus na Diocese de Caratinga

Saudação ao Povo de Deus na Diocese de Caratinga

Dom Emanuel Messias de Oliveira
D._Emanuel_2Minha querida e já amada porção do Povo de Deus na Diocese de Caratinga; filhos diletos do novo Presbitério a mim por Deus confiado.
Ainda me encontro como que cansado de uma longa viagem, com a cabeça meio confusa no turbilhão dos últimos acontecimentos, em nível eclesial com o telefonema do Sr. Núncio Apostólico, falando da minha nomeação pelo Santo Padre para bispo da Diocese de Caratinga (dia 26 de janeiro, de manhã) e pedindo meu assentimento: e, em nível diocesano, nesta mesma noite, em que fiquei sem dormir, a notícia, antes das 6 h, da morte de um padre do meu presbitério, depois de um longo sofrimento com câncer. Neste tempo “pai” e “filho” sofrem juntos, não é mesmo?!
Na verdade, um “anúncio” (uma nomeação) pode tirar o chão, onde a gente está  pisando. Dois, deixam a gente perturbado. Mas não foi perturbação semelhante, que a Santíssima Virgem Maria sentiu, diante do inesperado anúncio do Arcanjo Gabriel? “Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação” (Lc 1, 29). O Arcanjo consolou Maria e ela disse um Sim corajoso: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Longe de mim  comparar o meu sim com o SIM de nossa Mãe querida. Pobre de mim, tão frágil e cheio de pecados! Refiro-me apenas à confusão mental e, apesar disso, a força interior que o Senhor também me concedeu, para responder sim imediatamente ao seu chamado.
Depois vieram as insônias, mas isso não significa dúvida, medo ou coisa parecida; apenas frutos dos impactos recebidos. Fiz este pequeno prefácio, apenas para vocês sentirem comigo o peso do sim dos discípulos apaixonados pela causa do Reino.  No fundo, a minha fé é forte e cheio de firmeza o meu sim, mas reconheço a pequenez e fragilidade do meu ser. Mas é verdade que o Senhor chama os pequenos para confundir os grandes, escolhe os fracos para envergonhar os fortes.
Assim, querido e já amado povo de Deus da Diocese de Caratinga, filhos queridos do meu novo presbitério, se saio chorando com saudade intensa da queridíssima Diocese de Guanhães, chegarei sorrindo, com a graça de Deus, para a minha nova missão. Apesar da minha pobreza e pequenez, levo comigo o coração dilatado, cheio de ternura para com todos vocês. Ternura (do latim teneritia) aponta para um afeto interior, vivido com participação viva, afetuosa e dinâmica. É com  esta abertura interior que quero abraçar todos vocês. Aliás, o meu lema, no meio de vocês, será o mesmo: “A serviço da misericórdia”. A palavra latina “misericórdia” é esta abertura do coração para o carente, o necessitado (e quem não é necessitado?). Se esta palavra já é linda em latim, mais rica ainda é aquela hebraica (rachamim), que indica as entranhas de misericórdia do Pai, a comoção de suas entranhas. O verbo grego correspondente para mostrar a compaixão, o amor misericordioso de Jesus é splanknizomai. É com este amor visceral que quero amar todos vocês. O termo hebraico, citado acima, deriva de rechem, que significa útero, órgão gerador de vida. Não é outra coisa que desejo realizar entre vocês: gerar vida. Jesus mesmo disse que veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).
Quero levar esta minha saudação amorosa a todos e todas, sem exceção, mesmo que eu me esqueça de enumerá-los aqui: desde as crianças, dando impulso à Pastoral da Criança, até os idosos (a melhor idade), por quem tenho profunda reverência. Quero saudar as crianças da catequese, os adolescentes, os jovens da crisma, os estudantes, os universitários, os casais (casados ou não no religioso), os viúvos e viúvas, as pessoas com deficiência, seja ela de qualquer tipo, os queridos seminaristas, sempre pupila dos meus olhos, o meu novo Presbitério com seus padres e diáconos, a quem dedicarei todo o meu carinho; todas as pastorais, todos os movimentos, os amados e amadas religiosos e religiosas professas ou em formação. Plagiando Ct 2, 16: “O meu amado é todo meu e eu sou dele”, ouso dizer: “Eu serei todo de vocês e vocês serão um povo todo meu”. Não é outra a função do Bom Pastor e é um bom pastor que desejo ser para todos vocês.
Desde o dia 26 de janeiro (dia do telefonema do Sr. Núncio Apostólico)  rezo fervorosamente por todos vocês; e, hoje, quero pedir, implorar e mendigar as preces incessantes de todos vocês, para que o Senhor (sem o qual nada podemos fazer) venha em socorro da minha incompetência e fraquezas, para que eu não impeça que as graças abundantes que brotam do coração amoroso do Pai possam fluir generosas para o íntimo de todos vocês na alegria do Espírito Santo para que vocês se tornem cada vez mais apaixonados por Aquele que, vindo para servir e não para ser servido, derramou seu sangue para a salvação de todos nós. Que a Virgem Maria, a mãe do SIM, nos acompanhe a todos nessa nova caminhada.

Guanhães, 16 de fevereiro de 2011.

Fonte: www.diocesecaratinga.org.br/site/diocese-de-caratinga/1123-saudacao-de-dom-emanuel-ao-povo-da-diocese-de-caratinga

Temos um novo Bispo

bento_xvi_discurso
O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 16,  novos bispos para o Brasil. Aceitando a renúncia de dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo da diocese de Caratinga (MG), em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade), Bento XVI nomeou para sucedê-lo dom Emanuel Messias, bispo de Guanhães (MG).


Dom Emanuel Messias

Natural de Salinas (MG), dom Emanuel Messias foi ordenado bispo em 4 de abril de 1998, em Governador Valadares (MG), onde trabalhou até ser nomeado bispo de Guanhães. Estudou Filosofia em Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Itália. Além disso, é especialista nas Sagradas Escrituras, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.
Como bispo, foi também responsável pela Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).



Fonte:  Texto retirado do Site da CNBB: www.cnbb.org.br/site/imprensa/alteracao-no-episcopado

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“Uma jovem senhora de 200 anos”

por Pe. Fabrício

Duzentos anos de Entre Folhas
O corrente ano tem um significado para todos nós entrefolhenses. No Brasil temos muitas cidades, mas são poucas que podem se orgulhar de ter 200 anos. Sem nos atermos as minúcias históricas, embora as mesmas sejam importantes. Celebraremos alegres este grandioso jubileu.
Nossa fundação se enquadra nas entradas do governo colonial aos chamados “Sertões do Leste”.  Matas, índios botocudos, alguns soldados e um bando de degradados. É assim que começa! O que pode parecer algo historicamente improvável ou de menor relevância, ao olharmos o Leste de hoje, o entenderemos na sua magnitude o que começou nos meados setecentistas nas “Minas Gerais”.
Entre Folhas é uma “jovem senhora de 200 anos”. Atingiu a maioridade política, fez 18 anos, tem quase 19. Mas já conta 200! O mais importante é juntarmos os fatos, as lendas, as histórias, a nossa vida hoje e celebrarmos.
Gratidão aos heróis do passado, formar os do futuro, nos tornarmos os do presente!!! Não nos exaltaremos mais do que o necessário, o celebrativo, o real e o verdadeiro. Mas estamos cheios de orgulho dos nossos primeiros, dos degredados, do Sargento Reis, dos soldados, das famílias que vieram “de fora”, daqueles que a terra já guarda seus despojos e nem sabemos seus nomes e suas epopéias.
Gratidão por todos entrefolhenses, pelos que só passaram, pelos que vieram, pelos que ficaram, pelos que morreram, pelos que estão…
Parabéns Arraial da Cobra de Entre as Folhas…
Parabéns a todos nós…
Parabéns Histórica, Gloriosa e Bicentenária ENTRE FOLHAS…!!!
  

*Reproduzo texto de Pe. Fabricio publicado no blog  de Edson Rogerio (Entre Folhas Começa Aqui: http://www.edsonrogerio.com.br)