Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A firme decisão

A vida é marcada por momentos de decisão, seja para o bem ou para o mal. É importante que seja assim, porque sem decisão e determinação, ficamos perdidos e inseguros, sem rumo e desorientados em meio a tantas opções da vida hodierna.

Ser decidido é experimentar um ato libertador. É agir com liberdade assumindo as exigências próprias do caminho escolhido. Isto é o que deve acontecer na prática da vida do cristão. O que lhe dá segurança e rumo certo é sua adesão ao projeto de vida de Jesus Cristo.

Jesus foi decidido e consciente na missão. Ele sabia das consequências, inclusive da morte na cruz. Não tinha “ficha suja”, entrando até no embate contra a prática suja e injusta de seu tempo. Isto custou-lhe a morte com todos os requintes de sofrimento.
A história do cristianismo é marcada por seguidores cristãos. Jesus deixou bem claro e determinado as condições para quem desejasse segui-lo. Anuncia que a verdadeira segurança está em Deus. O caminho do discípulo é de generosidade, de comprometimento e entrega constante.

Há um convite explícito para isto, como disse Jesus: “Segue-me” (Lc 9, 59), que exige disponibilidade para servir com gratuidade. Sabemos que isto não é fácil numa cultura capitalista. Exige, sim, determinação ou firme decisão.

O encontro livre da pessoa com Deus faz com que ela tenha uma profunda mudança de rumo na vida. Sai da escravidão do coração egoísta do mundo do ter e do individualismo, experimentando a liberdade cristã, que possibilita colocar a vida a serviço dos outros.

A liberdade em Deus produz frutos saudáveis: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5, 22-23). A escravidão é marcada pela falta de amor e pelo egoísmo, que destroem a vida comunitária e os laços de fraternidade.

Jesus Cristo e a Igreja convidam discípulos para colaborar na construção do Reino de Deus. Mas pessoas de firme decisão, de ação e testemunho, capazes de assumir os desafios da missão, com amor gratuito e despojado dos encantos da sociedade de consumo.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Fonte: http://www.cnbb.org.br

domingo, 20 de junho de 2010

Curso de Formação

 Catequistas da Paróquia estão reunidos (hoje) participando do 2º Encontro do curso de formação básica. O tema deste encontro é Jesus Cristo na Catequese e está sendo Assessorado pelo Seminarista Marlone Pedrosa.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A palavra do catequista;

Turma:El Shadai

Catequista:Wanderly Márcia Alvarenga


Uma das coisas que mais me fascinam , é estar diante do lindo mistério da conversão e do crescimento humano, que a FÉ proporciona aos que descobrem o grande segredo, de estar na presença de um Deus Vivo,capaz de nos ser fiel em toda extensão de nossas vidas.

Tenho o grande privilégio de estar junto à um grupo de jovens,para ajudá-los a descobrir este segredo ,e com muita alegria eu posso proclamar:é juntos que a cada dia nos aproximamos mais da santidade e conseqüentemente , da obediência à Igreja e a sermos mais próximos uns dos outros para encontramos o caminho do verdadeiro cristianismo. Num destes encontros um jovem que eu admiro cada dia mais escreveu o seguinte texto sobre 


PENTECOSTES: Uma mudança Contínua

"Todos nós na condição humana,muitas vezes somos seduzidos e molestados pelo mal.O espírito Santo que Jesus “soprou” sobre nós é uma das mais fortes formas de resistência que possuímos para lutar contra o mal e vencer o pecado.

Depois de vivenciar as maravilhas que Deus fez por nós, somos todos convidados a ser portadores desse Espírito, que requer um ambiente agradável para se instalar. Isso quer dizer que o mesmo é semelhante a uma semente: precisa ser plantado em solo fértil e deve ser bem cuidado para produzir bons frutos. Seus frutos pois conhecidos são: integridade, o zelo, a pureza, a santidade, a humildade, o temor do pecado, a revelação, entre outros.

Pra ele permanecer sobre nós é necessário que cada um assuma de fato o seu dever de cristão anunciador do Reino. Isto é o motivo que me leva a freqüentar a catequese e a Igreja, onde eu me preparo para abrigar o Espírito Santo em mim eternamente. Contudo, pode se dizer que o cristão vive uma mudança contínua para se encontrar com Deus".
Lucas Lúcio de Souza

Que cada um de nós ao lermos este fraguimento de uma mente jovem que ainda está a procura das mais variadas resposta sobre os mais variados assuntos, possamos acreditar que “um jovem é a semente de um mundo modificado de amanhã”, com mais justiça, mais amor e sobretudo com mais .

Wanderly Márcia(Catequista da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Entre Folhas)